Salentein Reserve Malbec se destaca pela qualidade em boa faixa de preço
Não é fácil encontrar vinhos com pontuações internacionais acima de 90 em uma faixa de preço moderada. É o caso do argentino Salentein Reserve Malberc 2016, distribuído aqui pela importadora Zahil. O tinto assinado pelo experiente enólogo José “Pepe” Galante vem de parcelas selecionadas dos vinhedos da empresa nas altitudes do Vale de Uco, em Mendoza, e agrada pela força e equilíbrio.
Fundada em 1996 pelo empresário holandês Mijndert Pon, a Salentein foi pioneira no Vale de Uco, considerado hoje uma das regiões vinícolas com maior potencial na Argentina. Lá a empresa tem 2.100 hectares de terras, sendo 800 ha. de vinhas, em um projeto muito bem montado, que além da adega inclui um charmoso complexo para receber visitantes e um centro de cultura e artes.
Pepe Galante assumiu a direção técnica da casa em 2010 e promoveu mudanças importantes, especialmente pesquisas para analisar em profundidade cada parcela dos vinhedos, que se estendem de 1.050 m a 1.700 m acima do nível do mar. As informações são usadas, por exemplo, para definir quais castas se dão melhor em quais áreas do terreno e também servem de base para decidir a composição dos grandes vinhos da Salentein.
Salentein Reserve Malbec 2016
Salentein Wines – Mendoza – Argentina – Zahil – R$ 122 – Nota 91
Neste 100% Malbec, as uvas vêm em sua maior parte (90%) de vinhas situadas na Finca El Oasis, a primeira comprada pelo holandês Mijndert Pon no Vale de Uco, em 1996. O restante do lote se origina da Finca La Pampa. Ambos são vinhedos de altitude, entre 1.050 e 1.700 m acima do nível do mar. Amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano, lembra nos aromas cereja e amora, com notas florais, a violeta, e de tabaco. Largo, amplo, tem bom corpo, sustentado por expressiva carga de fruta, taninos macios e acidez correta, em um conjunto equilibrado, sem excessos e elegante (13,5%).
Related Articles
Garzón Tannat vai bem com carne grelhada
Para acompanhar churrasco e carnes grelhadas, os tintos uruguaios feitos com a uva Tannat são ótima alternativa. O vinho
Três brancos vendidos em supermercado
Boa parte dos consumidores brasileiros compra seus vinhos em supermercados. Para estes dias quentes, selecionamos três brancos de países diferentes
A caravana do Alentejo, sempre com bons vinhos
Depois da seca que castigou a região nos últimos anos, os produtores do Alentejo, no sudeste de Portugal, voltaram a