Morre Darcy Miolo, um pioneiro

Morre Darcy Miolo, um pioneiro

Darcy, no Seival, Campanha Gaúcha

A família Miolo está de luto. Morreu o patriarca Darcy Miolo, 79 anos, fundador do Miolo Wine Group, uma das maiores empresas brasileiras do setor. O velório foi realizado nesta segunda-feira, dia 21, na Capela da Glória, na Linha 40 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, ali mesmo onde ele iniciou a vinícola, em 1989. O sepultamento aconteceu na própria segunda-feira, no cemitério local.

Darcy deixa a esposa, dª Gladis, e os filhos Adriano, Fábio, Alexandre, Marcos e Cássio. Foi um pioneiro da moderna vinicultura brasileira. Ele e os irmãos Antônio e Paulo, netos do imigrante italiano Giuseppe Miolo, produziam uvas de qualidade e, em uma crise do setor, como não tinham para quem vender os cachos, decidiram engarrafar os próprios vinhos. A empresa se consolidou com o trabalho da nova geração, tendo à frente o filho mais velho de Darcy,  Adriano Miolo, enólogo e presidente do grupo.

A Miolo, que começou pequena e completou 30 anos de existência no ano passado, possui hoje 1.000 hectares de vinhedos, produz 8 milhões de garrafas de vinho por ano e é a empresa que mais exporta rótulos nacionais, chegando a 32 países.

O grupo tem outro diferencial: está presente em quatro terroirs diferentes. Do Vale dos Vinhedos, junto a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, expandiu-se para a Campanha Gaúcha, em dois projetos distintos, as vinícolas Seival e Almaden, e também para o Vale do Rio São Francisco, no Nordeste brasileiro, sede da vinícola Terranova. No início dos anos 2000, já tendo entregue parte das atividades para os filhos, Darcy passou a dedicar carinho especial à propriedade comprada pela família em Candiota, na Campanha, onde fica a Seival. Lá, adorava acompanhar o desenvolvimento das vinhas e cuidar das vacas e ovelhas.

Darcy reduziu as tarefas do dia a dia, mas se manteve como presidente do Conselho de Administração da Miolo. Agora ele se junta a nomes históricos da nossa vinicultura, como Luiz Valduga, Angelo Salton, Dante Calatayud, Oscar Guglielmone, Laurindo Brandelli e outros que deixaram sua marca por aqui. Deve estar tendo muito vinho no céu.


Tags assigned to this article:
Dary MioloMiolo Wine GroupVale dos Vinhedos

Related Articles

Os pequenos e notáveis produtores chilenos do Movi

O Chile tem gigantes no mundo do vinho, vinícolas que produzem mais de 150 milhões de garrafas por ano, mas

Bera mostra um Dolcetto D’Alba frutado e gostoso

Parece que existe um certo preconceito em relação ao Dolcetto, popular tinto do Piemonte, no noroeste da Itália, produzido com

Na chegada do inverno, Qualimpor promove seus vinhos

Com a aproximação do inverno, tempo importante para a comercialização de vinhos no Brasil – se é que este ano,

No comments

Write a comment
No Comments Yet! You can be first to comment this post!

Write a Comment

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*