Começa no Sul a seleção para a Avaliação da safra 2017
Mais de 100 enólogos em atividade no país começam hoje a provar as amostras de tintos, brancos e espumantes nacionais da safra de 2017, para selecionar os 16 rótulos que serão apresentados na 25ª Avaliação Nacional de Vinhos, marcada para 23 de setembro. As degustações acontecem em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, organizadas pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), em parceria com a Embrapa Uva e Vinho.
No dia da Avaliação, um grande júri, formado por 850 apreciadores, vai degustar os vinhos selecionados pelos especialistas. A participação é aberta ao público, mas os interessados precisam se cadastrar previamente. As inscrições serão abertas às 8h30 do dia 29 de agosto no site da ABE. Nos últimos anos a procura pelas vagas tem sido maior do que a oferta e, por isso, quem quiser fazer parte desta experiência única precisa ficar esperto.
Na maratona classificatória, que vai se estender de hoje até o dia 24 próximo, 120 enólogos, divididos em oito grupos de 15 profissionais cada, vão avaliar às cegas 327 amostras de 59 vinícolas de seis Estados brasileiros – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A retirada dos vinhos foi feita diretamente nas vinícolas por enólogos nomeados pela ABE. A Avaliação deste ano é a maior das quatro últimas edições.
No início das atividades, o presidente da ABE, Edegar Scortegagna, disse que a expectativa entre os profissionais é grande. “Na taça poderemos, de fato, avaliar a qualidade da safra e antever o que o consumidor poderá encontrar a partir do final deste ano”, afirmou. Pelas amostras, também é possível identificar as características de cada região produtora e sua evolução ao longo do tempo, e assim direcionar os investimentos e o trabalho dos enólogos.
As degustações prévias são realizadas em Bento Gonçalves, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica do evento. Os 16 rótulos finais, escolhidos entre os 30% mais representativos da safra 2017, só serão conhecidos no dia da mega Avaliação, em setembro.
Os vinhos selecionados serão classificados em cinco categorias: Brancos Finos Secos Aromáticos (2 amostras); Brancos Finos Secos Não Aromáticos (3 amostras); Tintos Finos Secos (7 amostras); Tinto Fino Seco Jovem (1 amostra); e Base para Espumante (3 amostras).
A 25ª Avaliação Nacional de Vinhos vai ocorrer no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Repetindo, os interessados deverão se inscrever on line a partir das 8h30 do dia 29 de agosto no site da ABE – www.enologia.org.br. O investimento para associado da entidade é de R$ 250. Não associados pagam R$ 310.
A Associação Brasileira de Enologia organiza a Avaliação desde 1993. Seus dirigentes dizem que não se trata de um concurso para escolher os melhores vinhos e sim os mais representativos da safra. Para eles, o evento tem um caráter educativo e é uma oportunidade para promover o vinho brasileiro. É também um estímulo para o trabalho dos enólogos que, de fato, tem apresentado enorme evolução nos últimos anos.
Related Articles
Uruguai, Tannat em diversos estilos e outras uvas
Como fazem todos os anos, na semana passada as vinícolas uruguaias organizaram aqui seu Tannat Tasting Tour. Na prova realizada
A gaúcha Amitié apresenta seus três primeiros varietais
Primeiro, espumantes. Agora, vinhos tranquilos. A vinícola gaúcha Amitié, das sócias Juciane Casagrande Doro e Andreia Gentilini Milan, deu mais
Decanter mostra novidades para 2018, com preços mais acessíveis
A importadora Decanter, de Adolar Hermann, mostrou esta semana para a imprensa especializada os novos vinhos incorporados a seu catálogo.