Bordeaux ganha Cidade do Vinho
Mais um motivo para visitar Bordeaux, na França. Já está aberta ao público a nova Cidade do Vinho, misto de museu e parque temático, a mais nova atração da cidade. O prédio de linhas modernas, futuristas, à beira do rio Garonne, é um grande espaço de lazer dedicado ao vinho enquanto patrimônio cultural e vivo da humanidade. Oferece a possibilidade de uma viagem virtual ao redor do mundo vinícola, passando por todas as civilizações e principais países produtores. A Cidade do Vinho foi construída por iniciativa da Prefeitura de Bordeaux, em parceria com o governo francês, Comunidade Europeia e associações empresariais.
O edifício em si, entregue oficialmente nesta quarta-feira, 1º de Junho, é um espetáculo à parte. De linhas arredondadas, visto de longe lembra para alguns uma cepa nodosa dos vinhedos velhos; para outros, parece vinho sendo despejado em uma taça. São 13.350 m² divididos em 10 níveis, da entrada à ponta da torre, cada um dedicado a uma proposta diferente. O térreo, por exemplo, abriga, entre outras coisas, uma cave-biblioteca com cerca de 10 mil garrafas de vinho de 88 países – que podem ser provados ou comprados ali mesmo.
Nos outros andares é possível percorrer virtualmente as grandes regiões vinícolas do planeta, conhecer os principais terroirs, acompanhar a história da vinha e do vinho, aprender mais sobre os processos de vinificação, enfim tudo o que se refere a esta bebida que acompanha o homem desde os primórdios. E saber também das tendências para o futuro. Há também restaurantes, espaço para atividades culturais, exposições, provas e eventos. Do Belvedere tem-se uma visão de 360º da cidade de Bordeaux, do Garonne e dos vinhedos circundantes.
A ideia da Cité du Vin de Bordeaux nasceu em 2009, sendo indicada para sua localização a área ocupada antes pelas antigas forjas do grande porto marítimo da cidade, em uma ilhota entre as eclusas e o rio. O projeto arquitetônico foi escolhido em concurso internacional, vencido pelo escritório francês X-TU, associado à agência inglesa de cenografia Casson Mann. A construção começou em 2013 e terminou no início deste ano. No total, foram gastos 81 milhões de euros (R$ 324 milhões). Por suas formas arredondadas, o edifício parece flutuar na paisagem. A estrutura é recoberta por mais de 900 painéis de vidro de três cores diferentes e por 2.300 painéis de alumínio de tamanhos variados.
A Cidade do Vinho é administrada pela Fundação para a Cultura e Civilizações do Vinho, com atuação independente. Abre todos os dias, das 9h30 às 19h30. O ingresso custa 20 euros (R$ 80) e dá direito também a provar uma taça de vinho no Belvedere. Para quem gosta de vinho, a visita é um programa que tem tudo para agradar.
La Cité du vin
134-150 quai de Bacalan
33000 Bordeaux
Tel.: 05 56 16 20 20
Related Articles
Com prazo para deixar a Aveleda, Cristiano Van Zeller vai desenvolver a própria empresa, dona de marcas como CV e VZ
Termina no final deste ano a participação de Cristiano Van Zeller na administração da Quinta Vale D. Maria, uma das
Road Show da Inovini leva grandes vinhos a Campinas e quatro cidades do sul do país
A Inovini, braço da importadora paulista Aurora, vai realizar de 14 a 18 próximos, em Campinas e em quatro cidades
Espumante Lírica Crua 84 Meses, da Vinícola Hermann, chega ao mercado depois de sete anos com as borras
Nada melhor do que brindar a chegada do novo ano com um espumante de classe. É o caso do Lírica